sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

SANTO AMARO e VARRER OS ARMÁRIOS


Durante a semana de 13 a 17 de janeiro, comemorou-se na Escola o Santo Amaro, ou, como o nosso povo lhe chama, “O Varrer os Armários”.
Este último nome vem do fato de ser a data em que muitos madeirenses desarmam os presépios ou lapinhas. O “Varrer os Armários” é considerado o encerramentos das festas de Natal na nossa terra.
Na nossa Escola com a ajuda dos Encarregados de Educação foi feita uma exposição de vassouras elaboradas com materiais recicláveis.
No dia 15, dia de Santo Amaro, de manhã os mais pequenitos foram fazer uma visita guiada ao presépio do Centro Cultural e Recreativo do Galeão.
De tarde, alguns meninos do coro da Escola, bem ensaiados pelo senhor professor de música, Ricardo Vazquez, andaram de sala em sala a cantar, “O Varrer os Armários”, revivendo a tradição da nossa terra. Cantaram assim:
“Tenho uma vassoura
Para ajudar os pais
A minha vassoura
varre muito mais.

Varre à frente, atrás
E mesmo ao cantinho
A minha vassoura
Deixa tudo varridinho.

Pelo Santo Amaro
O que ando a fazer?
Todos os armários
costumo varrer.

Coisinhas tão boas
 Ficaram da festa
Bela tradição
Não há como esta.“
A escola, hoje, tem de fazer o papel que antigamente era feito pelas famílias: passar tradições de geração para geração. Temos de valorizar as nossas tradições e, é por isso, que, nesta semana, demos destaque a esta nossa tradição madeirense.
fotos aqui.
e fotos da exposição aqui...

Sem comentários:

Enviar um comentário